quarta-feira, 18 de maio de 2016

Atividade Complementar DP Física 3 nos sábados

Esta atividade de reposição do laboratório destinada para aqueles que faltaram o dia do laboratório (14/05/2016).
Entrega: 25/06/2016.


terça-feira, 17 de maio de 2016

Gabarito da lista de exercícios da DP de Física 2


Óptica (Parte 2): Imagens

Imagem

Uma imagem é uma reprodução de um objeto através da luz.


A imagem formada por raios luminosos é chamada de imagem real e uma imagem formada pelo prolongamento dos raios para trás é chamada de imagem virtual.


Espelhos

O espelho é uma superfície que reflete um raio luminoso em uma direção definida sem espalha-lo ou absorve-lo. Uma superfície metálica polida pode ser considerada como um espelho, uma parede não.

Tipos:
-Planos
-Esféricos (Côncavo e Convexo)

Espelhos Planos

As distâncias dos objetos (p) são consideradas positivas por convenção e das imagens reais também (i) e as imagens virtuais são consideradas negativas. 

Para o espelho plano:
Espelhos Esféricos

Os espelhos esféricos são usados para inúmeras aplicações que consiste em amplificar o tamanho das imagens ou aumentar o campo de visão.


Espelho Convexo

É um espelho esférico que produz uma imagem virtual que é menor que objeto, mas aumenta o campo de visão do usuário.
Espelho Côncavo

É um espelho esférico que produz uma imagem virtual antes do foco e uma imagem real invertida depois do foco que é maior que objeto, mas diminui o campo de visão do usuário.

Formação de Imagens em Espelhos Esféricos

Distância Focal

É a distância do ponto onde se concentra os raios refletidos pelo espelho.
Ampliação Lateral

É a relação entre a distância do objeto e imagem.

Referências

[1] TIPLER, Paul A.: Física Para Cientistas e Engenheiros – Volume 2: Eletricidade e Magnetismo e Ótica. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 

[2] HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J.. Fundamentos de Física – Volume 4 – Física Moderna. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Aula 11: Reflexão Total e Polarização da Luz

Reflexão Total
Uma onda que incide em uma interface com um meio cujo índice de refração é menor que o do meio no qual está se propagando experimenta um reflexão interna total se o ângulo de incidência é maior que um ângulo crítico dado por:

Polarização da Luz

Quando se faz a luz passar por um filtro polarizador apenas a componente do campo elétrico paralela à direção de polarização do filtro é transmitida. A componente perpendicular é absorvida. A intensidade da luz polarizada  I [W/m²] é a metade da intensidade original I0 [W/m²].
Quando a luz que incide no filtro já polarizada, a intensidade da luz transmitida depende do ângulo q entre a direção de polarização da luz incidente e a direção de polarização  do filtro.

I = I0.cos²q  [W/m²]

Polarização por Reflexão  
Uma onda refletida é totalmente polarizada, com o vetor E perpendicular ao plano de incidência é igual ao ângulo de Brewster dado por:


Referências
[1] TIPLER, Paul A.: Física Para Cientistas e Engenheiros – Volume 2: Eletricidade e Magnetismo e Ótica. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
[2] HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J.. Fundamentos de Física – Volume 4 Física Moderna. Rio de Janeiro: LTC, 2006.